jump to navigation

Uruguai aprova troca de sexo a partir dos 12 anos 18/12/2008

Posted by garotaveneno in Notícias do mundo.
Tags: , , ,
trackback

Senadores uruguaios aprovaram um projeto de lei que autoriza a mudança de nome e de sexo a partir dos 12 anos – no caso dos menores, desde que seja com a autorização dos pais, como informou a imprensa do Uruguai. Com a medida, os uruguaios podem mudar seus documentos no cartório mesmo sem terem sido submetidos a operações de mudanças de sexo.

O projeto, aprovado pela maioria governista, está gerando polêmica no país antes mesmo de ser debatido na Câmara dos Deputados.

“Esse projeto é uma aberração, uma negação da condição humana. Com ele, não se poderá mais ser gay ou lésbica, mas somente homem ou mulher. E ainda permite que menores de 18 anos realizem este trâmite. É um enfraquecimento da escala de valores sociais”, disse o senador Francisco Gallinal, do Partido Nacional.

Por sua vez, a senadora Margarita Percovich, da base governista Frente Ampla, disse que quando a lei entrar em vigor vai provocar “uma corrida” aos cartórios. Com cerca de 3 milhões de habitantes, o Uruguai teria, segundo ela, cerca de 3 mil transexuais que poderiam fazer uso da medida.

Durante os debates no Senado, que terminou na madrugada de quarta-feira, opositores argumentaram que a medida poderia dificultar o cotidiano das pessoas, como na hora do uso do banheiro público, por exemplo, como informou o jornal El País, de Montevidéu, em sua edição digital.

Para ser lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo presidente do país, Tabaré Vázquez, da Frente Ampla.O presidente ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto.

Garota Veneno: Assunto bastante polêmico, né gente? Eu concordo com a aprovação da troca de sexo.  Acho também que outros países poderiam adotar essa medida. Só não concordo com a idade estabelecida. Que maturidade tem uma criança de 12 anos pra saber se quer ou precisa mudar de sexo? Já imaginou se os pais apoiam a idéia? E se o adolescente muda de idéia mais tarde? Não, não… A idade mínima não condiz com a maturidade que a pessoa deve ter pra decidir esse assunto. E você, o que acha disso?

Anúncios

Comentários»

1. Nena Ribeiro - 20/12/2008

O país nada mais quer do que “retornar às origens: como Deus fez o homem” e retirar de vez aquela idéia de sociedade pós-moderna de que: ser gay é um movimento cultural ou um simples modismo.
Não sei até que ponto a medida é positiva ou efetiva, uma vez que, é muito pouco provável que, uma criança de 12 anos tenha condições de fazer essa opção, mesmo que esta seja aceita pelos pais.
Vamos aguardar…

ps:parabéns pelo blog, Nena! Bjs*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: